TEXTILE DRAWINGS
www.bastida.com.br
 
 

Informações Têxteis


Bastida Desenhos Têxteis é uma empresa de "Criação e Desenvolvimento de Desenhos" e não realiza serviços de estamparia.
Seguem algumas informações sobre esta interessante
e magnífica área.


 

Criação e Desenvolvimento de Desenhos

A Criação de Desenhos Têxteis segue duas linhas: acompanham as tendências e idéias do mercado da moda e/ou inspirações empresariais de quem dita a moda.

Sua Criação e Desenvolvimento hoje são feitos em Computação Gráfica, embora alguns desenhos possam ser feitos utilizando técnicas manuais.

Existem vários programas gráficos que podem ser utilizados para desenvolver os desenhos, mas a arte, o estilo, a experiência e o conhecimento das técnicas sempre serão indispensáveis.

Rapport com talento e elegância, os traços suaves e livres, com bom gosto, os motivos com movimentos naturais e as combinações nas cores exatas, fazem dos desenhos têxteis a beleza que nos encantam até hoje, nos inspirando com seu poder de sedução e beleza.

 

Informações sobre Quadro, Cilindro e Digital


Estamparia Quadro


A Estamparia a Quadros se utiliza de armações com telas de nylon de diferentes perfurações.

Cada quadro corresponde a uma diferente cor do desenho e seu conjunto forma a sua totalidade. Dos três, é o mais antigo e utilizado processo.

Para se gravar um desenho num quadro se utilizam dois processos: o digital, onde o desenho é gravado diretamente na tela e o manual, com o uso de fotolitos.

Cada método de estamparia tem sua razão de ser e um não substitui o outro na sua execução, seja em qualidade, quantidade ou efeito.

 

Estamparia Cilindro


O processo de Estamparia de Cilindros se utiliza de anéis de metal e cilindros de níquel com diferentes perfurações, cada um dos cilindros correspondendo a diferentes cores do desenho, formando as mais lindas e inúmeras padronagens que conhecemos.

Para se gravar um cilindro, o processo pode ser digital usando gravadoras a laser, cêra ou manual utilizando fotolitos.

A estamparia de cilindros geralmente é utilizada quando a quantidade de tecido a ser estampada é muito grande e com pouco prazo para sua execução.

É o processo considerado o mais rápido. Acredito que cada processo de estamparia sobreviverá individualmente, pois sua velocidade e resultado estampado são totalmente diferentes.

 

Estamparia Digital

O processo de Estamparia Digital é todo informatizado e o seu desenho é transportado diretamente, não se utilizando de quadros ou cilindros, sendo tais desenhos transferidos para o substrato diretamente do programa têxtil para uma impressora industrial.

Sua aparência após estampado é a de quadricromia. Suas cores são formadas pelos pixels em jatos de tinta e podem ser estampados praticamente todos os tipos de desenhos que se desejar, os de qualquer padronagem que conhecemos em estamparia e inclusive ou principalmente os formados por fotos e/ou ilustrações com todas as cores possíveis.

Por todas as possibilidades é o processo mais lento e porisso usado para desenhos difíceis, com inúmeras cores, desenhos fotográficos, exclusivos ou de pouca quantidade.

Sua qualidade é excelente e seu toque é somente o do tecido, como os do processo transfer.

...............................................................................................................
 

Notícias do Setor

Michel Maffesoli realiza palestra no SCMC, em Blumenau

Michel Maffesoli

A ABIT, por meio do Texbrasil, Programa desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil, trouxe o sociólogo Michel Maffesoli para realizar palestra no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau (SC), no dia 8 de setembro. A iniciativa integra as atividades do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), que já está na quarta edição. Mais de 550 pessoas entre empresários, estudantes e professores participaram da conferência “Le devenir mode du monde”.

Copyright Bastida. Todos os Direitos Reservados