logo

HOME

SOBRE EVENTOS CURSOS TEXTOS INSTRUTORES CONTATO
        p    

te

linha

DES

"A Academia Bastida de Meditação tem o propósito em ensinar na teoria e na prática o Relaxamento e a Meditação.

Meditar para encontrar o caminho para o nosso ser interior e Relaxamento para dominar nosso estresse de cada dia e ganhar tranqüilidade e saúde. Estes são os propósitos finais a serem alcançados.

Os Instrutores Laél e Denise, altamente qualificados, apresentam os dois assuntos muito relevantes para nossa saúde e das nossas atividades do dia-a-dia de forma desmistificada, tanto na teoria como na prática.
Mais do que uma academia, são aulas de profunda vivência e de aprendizagem de como nós somos importantes para nós mesmos. Após longos anos de busca encontrei uma maneira para meu desenvolvimento interior, sem traumas, sem culpas e sem sacrifícios.

A Academia de Meditação ensina como é fácil desbravar o caminho para chegar ao nosso ser divino interior com felicidade e paz. É só querer participar."

Rolf Heinz Gronbach
- Engenheiro



"Tomei conhecimento da Academia de Meditação e Relaxamento por intermédio de um grande amigo há mais ou menos três anos atrás. Na ocasição não estava em condições de frequentar as aulas da Academia por diversos motivos particulares, mas a partir de outubro passado (2009) comecei a frequentá-la.

As mudanças internas são intensas. Após muito tempo procurando exaustivamente uma linguagem simples e direta para o que realmente é Meditação e Relaxamento, senti que a colocação dos facilitadores Denise e Laél, para um trabalho tão complexo como é a intenção de se trabalhar o caminho do auto-conhecimento, é uma das mais claras que experimentei.

Compreendemos, por meio de uma dialética simples e sem rodeios, o que é realmente imprescindível para nos manter na Senda.

Estou imensamente agradecida por mais essa oportunidade de crescimento e ao mesmo tempo poder compartilhar essa experiência com mais pessoas."

Edith Reinhart - Artista Plástica

op

op

"Ao ter o primeiro contato e ler o panfleto sobre a academia, algo me chamou muita a atenção: Conquistando a paz interior.
Estava com muitas informações misturadas e não estava me sentindo muito em paz internamente. Só que ao ler que era uma Academia de Meditação e Relaxamento fiquei um pouco desconfiada. E novamente pensei: será que era mais alguma aula em que a gente entra em contato com intrutores, que muitas vezes não sabem dosar o que passar? Será que realmente vou me encontrar?

E para minha surpresa, foi muito mais do que eu esperava, algo acima de qualquer expectativa positiva. O Laél e a Denise são ótimos!

Conseguem resumir conteúdos complicadíssimos em aulas divertidas, claras e profundas. E cada vez mais entendo o propósito de ser uma academia: Se prestamos atenção ao que eles nos passam, nunca mais enxergamos as coisas do mesmo jeito. E não paramos um só segundo de nos trabalhar e nos conscientizar sobre o que é estar aqui como estamos. E começamos a encarar tudo com mais tranquilidade. Pois o que realmente podemos e temos poder de operar, é somente em nós mesmos. E essa jornada ao nosso interior é libertadora e maravilhosa. Obrigada!"

Renate Reinhart Balles - Musicista



"As coisas acontecem às vezes sem explicação, sem planejamento e depois conseguimos entender o porquê.
Muitas coisas ouvimos, lemos, deixamos passar. Quando insistem em aparecer na nossa vida, é porque tem alguma razão ou porque chegou a hora de compreender.

Quantas vezes somos avisados, informados e não nos damos conta? Em quantos idiomas a mesma coisa pode ser dita?
O que quero dizer é que por mais divergentes que sejam as crenças ou a fé, todas levam para um comum: o auto-conhecimento e a verdade a que precisamos chegar.

As aulas de Laél e Denise, são para mim consideradas uma conversa informal com troca de experiências, onde os que detêm maior conhecimento passam as informações que os demais processam, associam, fazem as analogias, não importa, mas que chegam a uma compreensão, a uma descoberta de si mesmo.

As descobertas às vezes nos assustam, nos desafiam, mas nelas entendemos a nós mesmos e aprendemos a lidar com situações de forma mais dirigida.

Ainda tenho muito o que aprender e a exercitar. Foram alguns anos de vida desaprendendo e agora um recomeço, um renascimento. E os facilitadores Denise e Laél, estão auxiliando neste processo. Muito obrigada!"

Rita de Cássia Vieira - Farmacêutica




"Há muito tempo, Sócrates já dizia: “conhece-te a ti mesmo”, e até hoje são poucas as pessoas que o conseguiram fazer. Eu, como muitas pessoas, andei em círculos tentando me auto-conhecer e através das aulas de meditação e relaxamento consegui completar a realização verdadeira de se auto-conhecer.

Entender com simplicidade e clareza e sentir o que meditar, porque até então em nenhum outro havia conseguido. Pude realmente sentir o conhecimento do potencial interno que todo ser humano possui.

E com apenas a simplicidade da respiração você se conecta com o coração e se sente preenchido e desfruta a paz, descobrindo o maravilhoso infinito que existe dentro de nós. E proporcionando o essencial entendimento da mente com o coração.

É impressionante como as aulas semanais além de paz, reforçam as âncoras do estado de alta performance, definem a nossa identidade, melhorando e muito meu auto-controle, reduzindo o stress e melhorando a qualidade do sono; hoje tranquilamente resolvo meus assuntos e pendências diárias com mais calma.

E o mais importante de tudo isso, valorizando muito a vida, dando mais importância a cada momento de nossa existência.
Estamos vivos e respirando com paz; para mim isso é o que vale, o que importa.
"

Tarcísio Miguel Chiarastello
- Comerciante


linha

m


te
linha

A Busca da Paz Interior - Laél Bastida Lopes
Partilha de Sentimentos
- Denise D. M. Bastida
O Livre Arbítrio - Laél Bastida Lopes


A BUSCA DA PAZ INTERIOR

Não se trata de uma questão espiritual, filosófica ou religiosa, nem seria essa a intenção ao escrever sobre isso, mas a constatação pura e simples de uma verdade natural que seguirá conosco como uma pergunta ou como o agradecimento pela vida.

A vida pode ser agradável mesmo sem responder essa pergunta, mas seria plena? Em nossos corações estaríamos satisfeitos? Será que é por isso que ainda não chegamos onde seria nosso destino e por isso nos ocupamos com tantas coisas para substituir o que sentiríamos se tivéssemos as respostas?

Acreditamos que a razão de nossas vidas se confunde com a missão de nossas vidas! Isso faz com que sempre nos sintamos insatisfeitos com o que fazemos, porque achamos que não têm valor significativo nossas ações; sempre queremos fazer mais, sempre queremos achar que nascemos para fazer algo e procuramos esse algo todo o tempo, quer seja nas profissões, quer seja nas vocações ou nas intenções. Muitas vezes terminamos nos perguntando: Estou no caminho certo?

A verdadeira Busca é a do coração e não a encontraremos fora de nós!

Paz Interior é o sinônimo de Meditação. Nosso estado natural é de paz, são nossos estados fisiológicos alterados que nos tiram de nosso eixo. Meditação é a maneira de encontrar esse lugar e esse estado dentro de nós.

A agência do governo dos Estados Unidos responsável pelas pesquisas médicas (NIH, na sigla em inglês) reconhece formalmente a meditação como uma prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional.

Em maio de 2006, o Ministério da Saúde brasileiro baixou uma portaria em que incentiva postos de saúde e hospitais públicos a oferecer a meditação em todo o país e esta prática já começa a se disseminar nos hospitais.

O Dr. Herbert Benson, em Harvard, demonstrou a eficácia da meditação, monitorando o eletro encefalograma, o eletrocardiograma, a bioquímica do sangue e a resistência elétrica da pele e já originou centenas de trabalhos publicados nas mais renomadas revistas científicas ocidentais. O Dr. Benson é cardiologista e atualmente dirige o Instituto de Medicina Mente-Corpo do Hospital Geral de Massachussetts.

A eficácia da meditação é tão levada a sério nos Estados Unidos, que a Sociedade de Cardiologia Americana recomenda o ensino da “Resposta de Relaxamento” (nome criado pelo mesmo Dr. Herbert Benson em 1975) no tratamento da hipertensão arterial. Entre outros benefícios, mostram também que meditar previne e combate a depressão, a dor crônica, a insônia, a ansiedade e os sintomas da síndrome pré-menstrual, além de ajudar a reduzir a dependência de drogas.

Outros estudos realizados, já haviam evidenciado que meditar reduz a produção de adrenalina e cortisol, dois hormônios que atuam nas situações de estresse. Além disso, a meditação estimula a produção de endorfinas, espécie de tranqüilizante e analgésico natural fabricado pelo cérebro.

Mesmo sendo um tema tantas vezes descrito ao passar dos séculos, a verdade é de que continua atual já que faz parte do software humano, voltando sempre em nossa consciência até que seja satisfeita em nossos corações.
Laél Bastida Lopes

  topo

LINHA

PARTILHA DE SENTIMENTOS

Não usufruimos da beleza desta vida em sua totalidade, se não nos encantamos com os lindos frutos que ela nos proporciona continuamente!
Não participamos totalmente desta graça, se não nos deixamos envolver por seu delicado e sutil toque de amor!
Então... permitamos que esta beleza singular nos toque em sua formosura!Somente assim o encantamento nos envolverá e nos transbordará!

Que maravilha observar que a inspiração procede de profundas reflexões, nem sempre conscientes e também por vezes quase palpáveis! Reflexões que quando colocamos asas, conduzem a inspirações crescentes e inefáveis... que quando não nos fechamos a elas, nos levam a experienciar esta manifestação do Absoluto!!! Que máximo observar o deleite desta manifestação!!! Que bom participar desta partilha simples de sentimentos, pois é o próprio Absoluto que vem em nosso auxílio, que torna-se todos e um ao mesmo tempo! Penso que a nossa condução para uma maior e cada vez mais proximidade de Deus... é exatamente o início da singularidade do Encontro! Um encontro simples, mas absoluto... um encontro onde o equilíbrio e a proteção são amavelmente colocados à nossa disposição!

"Bem aventurada a alma que absorve por completo sua essência...
Afortunada a alma que irradia a benevolência...
Feliz a alma que não vive somente de aparência...
Abençoada a alma que extrai de seu âmago o que é... e vive isto na sequência!"

Esteja alerta para o que você tem de mais precioso... O seu alento... seu propósito mais vital! Puxa... é espetacular quando se pode perceber a importância disso em nossas vidas! É o princípio de tudo... e a volta ao nosso verdadeiro lar! É maravilhoso poder perceber nosso respirar e a Vida pulsando em nós!!! A Vida respirando por nós!!! O elo vital para uma existência plena! Graças a esta VIDA, que nos oportuniza sermos co-participantes de sua eterna grandeza, somos DIVINOS... mas para que possamos ser ainda mais divinos, é necessário nos abrirmos à oportunidade real!!!

Saudações fraternas!!!
Denise D. M. Bastida

  topo

LINHA

LIVRE ARBÍTRIO

A Criação é ricamente cheia de detalhes tão perfeitos e sincronizados, não só no micro como no macro cosmos, tão bela que a mente humana se perde em tanta variedade!

É muito difícil para se compreender a grandeza desse feito, tanto que desde nossa perspectiva de um infinitésimo grão de nada, temos a incapacidade de avaliarmos esse sistema e muitas vezes erroneamente.

Há bilhões de anos, de acordo com cientistas e matemáticos, esse sistema acontece sem a nossa presença inteligente, num acaso surpreendente.
Chegamos muitos bilhões de anos depois, quando o mundo já apresentava as características que conhecemos hoje. Desde nosso contar de tempo, as mudanças que vemos são suficientemente lentas para que nos sentíssemos seguros em nossa necessidade de certeza. Mesmo sem a nossa presença a vida se transforma numa seqüência de genoma perfeita e a química universal é fantástica!
Movimentos, cores, sons e formas. Um cenário incrível! Terrificante e singelo às vezes. Grande e às vezes pequeno demais para sequer compreendermos. Harmonias cósmicas e aparentes acasos. Tempo transformando tudo em um propósito definido que não podemos prever a longo prazo, do nosso prazo...
O futuro do planeta é um mistério, quanto mais do nosso sistema solar!
O tempo segue seu curso transformando tudo sem a nossa opinião; sempre fez isso eficientemente.
Formas de vida se movimentando num cenário em mutação, formas em mutação dentro de um tempo desconhecido... formas lutando por sobrevivência num mundo hostil, caçando seu alimento, brigando por sua perpetuação e por um pedaço de chão para existir por um tempo de vida.

A nós homens, nos foram dados 100 anos máximo, provavelmente! Um tempo para se firmar, um tempo para começar a caminhar, começar a caminhar sozinho; um tempo para descobertas, um tempo para trabalhar, para formar uma família, um tempo para entender, desfrutar, avaliar, consertar, amar e sofrer. Um tempo para terminar e morrer! Um tempo igual para ser... como todas as espécies; viver seu tempo, como cada forma... mineral, vegetal e animal. Cada qual com sua história, cada qual com sua própria história, onde de sua perspectiva ela é a única importante.

O mundo é uma grande escola de vida e com extraordinárias oportunidades de vivenciar experiências. A história da humanidade é um fascinante meio de nos orgulharmos de nossa raça. Os exemplos de bravura e heroísmo, das descobertas e conquistas, da ciência e da magia! As aventuras da humanidade são inspiradoras!
A nossa visão de mundo tem que ser baseada na história de nosso caminhar na Terra. Sempre cruzamos no nosso dia a dia com pessoas que têm uma visão local e limitada de suas vidas, isso nos faz ter perspectivas como elas, por causa da convivência.

É de crucial importância o ambiente, sejam pessoas, livros ou com nossa simples observação dos fatos. Não somos meramente você e eu, somos um todo dentro de um universo e nossa perspectiva deve estar sempre partindo daí ou teremos uma visão limitada de nossas vidas dentro de uma rotina de nossa casa, trabalho, alimentação, lazer, preferências, etc.

Precisamos estabelecer claramente uma identidade baseada em princípios verdadeiros, para que no mínimo tenhamos uma bússola, para que sigamos o norte em meio à tempestade! É muito delicado desestruturar e estruturar; não é um jogo, não é atividade comportamental, não é uma escola onde se aprende o funcionamento da psique humana. Não se certifica um comportamento, as mudanças não são certificáveis.

Quando nossa capacidade de entender, de criar e de realizar coisas, quando nossa capacidade de caminhar por entre as espécies interferindo, modificando, excluindo formas e utilizando-as como combustível para nossa sobrevivência, quando podemos parar e entender o que está acontecendo no meio e no universo, estamos usando nosso livre arbítrio. Quando sabemos que o nosso destino está em nossas mãos e podemos ter escolhas assumindo suas conseqüências, estamos usando nosso livre arbítrio.
Quando criamos a nossa civilização usando nossas mentes, usamos nosso livre arbítrio, que é nossa capacidade de assumirmos riscos; usamos nossa capacidade para criar tantas coisas, mas não ainda para nos olharmos de frente e verdadeiramente melhorarmos a nós mesmos.

Milênios de civilização... conquistamos o espaço, o genoma humano foi sequenciado, temos tanta tecnologia, tanto conhecimento e continuamos com os mesmos instintos animais de sobrevivência, o mesmo exclusivismo e sofrendo as mesmas conseqüências que qualquer borboleta.

Temos o Livre Arbítrio... o que fazemos com ele?
Laél Bastida Lopes

  topo

linha

m

LINHA

Os cursos da “Academia de Meditação e Relaxamento” são diferentes de quaisquer outros que você já conheceu

linha

HOME

SOBRE EVENTOS CURSOS TEXTOS INSTRUTORES CONTATO
linha
Copyright © 2015 - Academia Bastida Redes Sociais

face tw

logo